quinta-feira, 10 de julho de 2008

Procuram-se candidatos com ficha limpa

As eleições municipais deste ano estão garantidas, mas o pleito de 2010 no Brasil corre o sério risco de não ter candidatos. O Senado Federal deve votar em agosto o projeto que torna inelegíveis os políticos com "ficha suja" na Justiça. A questão vem gerando um impasse. A idéia inicial era que a proposta, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, fosse a plenário antes do recesso de julho, mas os parlamentarem acabaram adiando a decisão, pois concordam que a lei pode significar a ruína dos poderes Executivo e Legislativo no país.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, definiu, por enquanto, a criação de um novo grupo de trabalho, incumbido de realizar um amplo estudo experimental sobre o assunto nas eleições deste ano. O objetivo é descobrir se existem candidatos com “ficha limpa” no Brasil. “Vamos fazer essa pesquisa como um teste. Se encontrarmos algum político sem problemas judiciais em qualquer parte do país, podemos prosseguir com o projeto”, explicou o senador. “Caso contrário, não vamos continuar ludibriando a população com essa lei puritana”, completou.

Atualmente, a legislação prevê que um político só pode ficar inelegível se for condenado em última instância. Pela nova regra, o político não pode ser candidato se for condenado a crimes graves em qualquer instância. O texto estabelece que os candidatos que tiverem cometido crimes eleitorais, corrupção, improbidade administrativa ou aqueles com penas superiores a dez anos de detenção (homicídios e estupros) ficam proibidos de disputar as eleições por prazos fixados para cada delito.

Garibaldi Alves ainda ressaltou que não será aceita a chamada “consciência limpa”, muito comum entre aqueles mais envolvidos com a corrupção. “Tem que ter a ficha criminal sem antecedentes. Se tiver roubado pirulito de criança, já será excluído do processo eleitoral”, afirmou o senador. A proposta ainda terá que ser votada na Câmara, onde já tem um ferrenho defensor, o deputado federal e candidato a prefeito na capital paulista, Paulo Maluf. “Precisamos primar pelos valores éticos e resgatar as pessoas descentes e honestas para a política”, discursou.

13 comentários:

Luara Quaresma disse...

E se eu te disse que acredito ser mais fácil comprar um dinossauro no Mercado Livre do que encontrar um politico 'limpo' ou que permaneça 'limpo' assim que lhe for concedido o poder?

Voce é otimo!

Luara Quaresma disse...

disesse*

Anônimo disse...

É exatamente isso.
A campanha contra os "fichas sujas" pode não prevalecer (até porque aqui é Brasil e sabemos muito bem o Brasil como é), mas o bom disso é sabermos que estamos todos fazendo a nossa parte.

Por um Brasil mais limpo.
Bom blog.
Vou adicioná-lo.

Obrigado pela participação.

Anônimo disse...

Bom dia!
sou adm. do blog O Fogo Anda Comigo (thefirewalkswithme.blogspot.com)
e gostaria de ser um parceiro seu...
se trata de um sarau pela internet!
Aguardo retorno.
Abraços!

Fábio Mayer disse...

Na minha modesta opinião, é exagerado punir com ineligibilidade uma pessoa processada ou denunciada em juizo, porque a Justiça ainda não decidiu nada sobre isso.

Por outro lado, quando há uma condenação, daí sim, já houve um juízo de mérito que autoriza a ineligibilidade.

Anônimo disse...

Eu concordo com esse ultimo aí, Paulo alguma coisa... Valores éticos pedrivo..... é a solução.. parabens pelo seu blog, Abs.

Alessandra Castro disse...

Pior mesmo é o povo que finge que naum viu nada. Vergonha cara, sabe, se eu morasse em Alagoas já tinhamematado.

Isadora Ijano disse...

Vamos aprender com o Professor Maluf !!! Hahahahahahahahah .
É um passo, vamos ver até onde tudo caminha ...

Beeeeeeeeeeeeijos !!

P. disse...

O senhor acaso está se dedicando a uma nova pesquisa?

Algo surpreendente em fase de desenvolvimento?

Ou abandonaste os leitores?

Abraço :)

Luma Rosa disse...

Viu que todo esforço foi por água abaixo, até porque as leis não são feitas pelos homens comuns. Beijus

Valdemir Reis disse...

Amigo Pedro estou visitando, parabéns pelo belissimo trabalho, excelente. Quem segue acompanhado de um amigo vai mais longe, muito além...
Compartilho o texto a seguir
“A amizade é assim:
É sentir o carinho,
É ouvir o chamado.
É saber o momento
de ficar calado.
Amizade é somar
alegrias, dividir tristeza.
É respeitar o espaço,
silenciar o segredo.
È a certeza
da mão estendida.
A cumplicidade que
não se explica,
Apenas vive!”
Olavio Roberto
Grato de coração por sua atenção e gentileza. Deixo votos de um fim de semana repleto de muitas alegrias, muitas bênçãos e que reine a paz, saúde e proteção, brilhe sempre! Fique com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades.
Valdemir Reis

Unknown disse...

o candidato reinaldo santos ramos que é do PT de sp e ficha limpa é honesto e trabalhdor por isso que eu vou votar nele 1349 seu numero aass

Luma Rosa disse...

Pedro, por onde anda?