Este blog dá uma pequena pausa na cobertura incansável da política brasileira para uma merecida homenagem ao cartunista Ernani Diniz Lucas, mais conhecido como Nani. Mineiro de Esmeraldas, o autor começou sua carreira em Belo Horizonte em 1971. Passou por grandes jornais e revistas brasileiros, como O Parquim, Playboy e Bundas. Hoje, publica a tirinha Vereda Tropical em vários veículos de imprensa do país.
Nani também já escreveu livros de cartuns e infantis, peças de teatro, roteiros de programas de humor e vinhetas eletrônicas. "O humorista tem que ser plural. Ele não pode ser um especialista em humor setorizado: de política, de futebol, de piadas feministas etc. Ele atira em todas as direções, sempre na contramão, sabendo que, às vezes, é o melhor caminho", ensina o cartunista, que diz nunca ter acordado sem inspiração.
Apesar de estar habituado à realidade multimídia, o autor rejeita programas de computador para criar seus desenhos, prefere rabiscar o papel. Com um humor refinado, Nani usa o cartum para satirizar a situação sócio-político-econômica cotidiana do Brasil. "O humorista é livre como um táxi. Vai onde o freguês quer, mas também mostra a paisagem e os monumentos pro viajante. A paisagem que eu mostro é a que muitos não vêem, não é a oficial", afirma.
5 comentários:
Leio Nani todos os dias no jornal Estado de Minas. O único problema é que colocam a tirinha no caderno de cultura, no meio das futilidades da programação televisiva, abaixo da palavra cruzada.
hahaha, ótimas tirinhas, e obrigado por linkar meu blog!
grande abraço!
André Burgos
http://www.humw.blogspot.com
Respondendo: Não, não sou de Poa. Mas, moro na região metropolitana. Já tive a honra de conhecer o Luís Fernando Veríssimo, na verdade eu apresentei uma peça de teatro pra ele. Foi bem legal, mas eu fiquei bastante nervosa. =)
Pode linkar o blog sem problema
Pedro,
O Nani já deu mostras de sua capacidade e profissionalismo. É um artista nato, coerente e conhece bem às maquinações do sistema que o alimenta diariamente com belas pérolas.
Uma justa homenagem.
Abs
:)
Nada de novo. :(
falta de tempo ou preguiça?
rsrs
bjs grandes
a.
Postar um comentário